segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Festa do Padroeiro João XXIII 2012




A Paróquia Bem Aventurado João XIII comemorou  o aniversário de 50 Anos do Concílio Vaticano II
entre os dias 02/10 a12/10/12 com Temas interessantes como: 

DEY VERBUS =   significa “O Verbo de Deus” ou melhor “A Palavra de Deus”.


 LUMEN GENTIUM = Uma revolução na Igreja. A “Lumen Gentium” é uma verdadeira revolução quanto ao modo de ser, viver, agir, organizar e compreender a Igreja.


GAUDIUM ET SPRES =  Uma Constituição Pastoral revolucionária. É lamentável que neste percurso de 50 anos do Concílio se tenha colocado de escanteio e/ou se tenha combatido este documento conciliar de primeira grandeza.


 SACROSSANTUM CONCILIUM = Sacramentalidade de toda liturgia (e não somente dos sete sacramentos) e daí a importância da ritualidade, ou seja, do resgate da dimensão antropológica da liturgia: gestos humanos (falar, ouvir, comer, beber, banhar, perfumar...), performativos..., para expressar e comunicar o mistério de nossa fé. E a maioria dos frequentadores de missas não acompanha e não recebe formação para viver toda a sua vida, inclusive as relações sociais e políticas, de acordo com aquilo que celebramos. É como se fossem duas ‘igrejas’, uma ao lado da outra.


AD GENTES =• (Aos Povos): é o decreto que fala expressamente da atividade missionária da Igreja. A maioria absoluta dos conciliares exigia:
•que a vocação “ad gentes” fosse mais valorizada na Igreja,
•que fosse valorizada a participação dos leigos, como protagonistas, na atividade missionária


PERFECTAE CARIRATIS APOSTOLICAM ACTUOSITATEM = Sobre a atualização da Vida Religiosa. Se a palavra-chave dada pelo Papa João XXIII como motivação para a convocação do Concílio foi o termo aggiornamento (= atualização, adaptação), é sintomático que somente o tema da Vida Consagrada foi, explicitamente, tratado sempre com essa conotação de atualização, renovação, adaptação.


INTER MIRIFICA = O documento refere-se aos instrumentos de comunicação, tais como imprensa, cinema, rádio, televisão e outros meios semelhantes, que também podem ser propriamente classificados como meios de comunicação social . Ao enumerar esses meios, no entanto, o decreto refere-se ao que fora comumente classificado como meio de comunicação de massa até aquela data. Nenhuma atenção é dada, no documento, às forças que articulam os meios de comunicação: por exemplo, anúncios, marketing, relações públicas e propaganda.


UNITATIS REDINTEGRATIO = Promover a restauração da unidade entre todos os cristãos é um dos principais propósitos do sagrado Concílio Vaticano II. Pois Cristo Senhor fundou uma só e única Igreja.
 
CHRISTUS DOMINUS, = Decreto sobre o múnus Pastoral dos Bispos na Igreja. CRISTO SENHOR, Filho de Deus vivo, veio para salvar o seu povo dos pecados¹ e santificar todos os homens. Como Ele próprio foi enviado pelo Pai, assim também enviou os seus Apóstolos. ² Santificou-os, por esta razão, dando-lhes o Espírito Santo, para que eles, por sua vez, glorificassem o Pai sobre a terra e salvassem os homens, “para a edificação do Corpo de Cristo” (Ef 4,12), que é a Igreja.


OPTATAM TOTIUS = DECRETO SOBRE A FORMAÇÃO SACERDOTAL
Paulo Bispo, Servo dos Servos de Deus, juntamente com os Padres Conciliares, para perpétua memória do acontecimento: Decreto sobre a Formação sacerdotal


JUBILEU DE OURO DO VATICANO II   - A VOCAÇÃO E OS CRISTÃOS LEIGOS
  Completamos o jubileu de ouro da convocação do Concílio Vaticano II. As comemorações desse evento importante do século XX será uma oportunidade muito boa para que nós examinemos os passos dados e as propostas do Concílio.
Um dos aspectos levantados foi sobre o papel e a missão do cristão leigo na Igreja. O aspecto de que o cristão leigo não deveria ser apenas um expectador ou destinatário da mensagem evangélica e das preocupações da Igreja, mas sim, ser consciente de sua missão de cristão ao interno da Igreja e testemunhando Jesus Cristo à sociedade.Aos leigos é dada essa vocação específica: fazer a Igreja presente e fecunda naqueles lugares e circunstâncias onde somente através dos leigos ela pode se tornar o sal da terra.
O Papa Paulo VI afirmava que os leigos são como uma ponte que une a Igreja à sociedade.
Unidos a Cristo, através do Batismo, sacramento da fé, os leigos devem, portanto, estar atentos não só a uma pertença à Igreja, mas “ser” e sentir com a Igreja que é mistério de comunhão. Conclamo todos os leigos de nossa Paróquia, os católicos apostólicos e romanos, para viverem a grandeza de seu batismo, colocando a mão no arado e chamando a todos para o vinde e vede do senhor Jesus!


Belo horizonte, 15 de outubro de 2012









 Missa Presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos saber sua opinião sobre as matérias postadas.
Se tiver uma sugestão de matéria ou outro tema a ser desenvolvido, deixe seu comentário.

Estamos felizes pela sua participação.
Nossos agradecimentos,
Comunidade Nossa Sra. das Graças