segunda-feira, 26 de outubro de 2009

25 de Outubro - Dia Nacional da Juventude

O Dia Nacional da Juventude da Arquidiocese de Belo Horizonte realizou-se no dia 25 de outubro de 2009, no Ginásio Poliesportivo Divino Braga, em Betim.


     O Dia Nacional da Juventude - DNJ acontece no Brasil desde 1985, ocasião que a organização das nações unidas promovia o ano internacional da juventude e discutiam sobre a realidade dos jovens, assim, a pastoral da juventude do Brasil assumiu o DNJ como gesto concreto, tornando-se então o principal evento da pastoral da juventude do Brasil.





  Os jovens da Paróquia Bem Aventurado João XXIII juntamente com a Irmã Amires, se organizaram para  participar do Dia Nacional da juventude DNJ.





                Temos três tarefas fundamen- tais nesta 24ª edição do DNJ.






A primeira é fazer a experiência de amar sem medida, celebrar o amor, falar do amor e viver o amor de Deus e dos irmãos e irmãs da caminhada.

A segunda é sair pelas ruas falando de paz, transmitindo a paz, transbordando de paz, a ponto de quem nos encontrar se contagiar e se encantar pela sensação que transmitiremos e


a terceira é a de profetizar, denunciando as injustiças sociais, raciais, de gênero e tantas outras, dando visibilidade ao número alarmante de jovens que morrem todos os dias em nossas comunidades.

Este ano, o DNJ teve como proposta a reflexão do tema “Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida”, e como lema “Juventude em marcha contra a violência”.



Irmã Amires e seminarista Avandelson

O evento contou com apresentações de música, teatro, celebração da vida e e shows das bandas “Pontos e Reticências” e “FacTotum”.

















Os teatros apresentados pelos jovens refletiram sobre a vida e os caminhos negativos que os jovens podem seguir (drogas, mendicância, alcoolismo, prostituição..) e da necessidade de ampliar os recursos e resgatá-los desses e de tantos outros, para um caminho de luz.









Após as apresentações passamos para celebração da vida e no ato penitencial foram lembrados algns jovens que falaceram em decorrência da violência.

Segundo pesquisa realizada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) - Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) - mais de 33,5 mil jovens de 12 a 18 anos deverão perder a vida por homicídio entre 2006 e 2012, caso os índices de violência no país não se alterem nos próximos anos.

A luta é urgente e necessária, é preciso um mutirão de gente disposta a sonhar e a buscar um mundo mais justo e mais humano, que pode ser chamado de Civilização do Amor, de Outro Mundo Possível ou de Reino de Deus.



Padre Otávio Juliano proclamou o Evangelho.


No momento da comunhão foi proposto que fizessemos grandes rodas e convidados a sermos mensageiros e evangelizadores.




Feliz DNJ, Viva a nossa Linda Juventude!





Artigo de Hildete Emamuele disponível no www.casadajuventude.org.br/media/dnjhildete2009.doc


2 comentários:

  1. Adorei as fotos e a inicitiva da paróquia em participar do DNJ!

    ResponderExcluir
  2. Um grande abraço para todos os jovens da paróquia e desejo um feliz natal!!!!! Avandelson

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião sobre as matérias postadas.
Se tiver uma sugestão de matéria ou outro tema a ser desenvolvido, deixe seu comentário.

Estamos felizes pela sua participação.
Nossos agradecimentos,
Comunidade Nossa Sra. das Graças