domingo, 1 de março de 2015

NOVA SALA PARA A CATEQUESE

Novo espaço para a Catequese da Comunidade Nossa Senhora das Graças - Paróquia São João XXIII


Até alguns dias atrás as aulas de catequese eram realizadas aos sábados no salão onde celebramos a Santa Missa. A pedido do Padre Otávio a catequese passou a ser realizada aos domingos ás 8:30 min, isto é, uma hora e trinta minutos antes da Santa Missa.
A equipe de coordenação avaliou que conciliar o espaço celebrativo, a movimentação que antecede a missa e a chegada da assembleia acarretaria transtornos tanto para a liturgia com a movimentação de cadeiras e crianças, como também  em perda da concentração dos catequizandos. Assim, a  atitude da coordenadora  Conceição e sua equipe foi não só mudar o dia da catequese  mas, também de sala. Para tanto articularam-se para organizar nas salas do segundo andar um novo espaço para a catequese na Comunidade Nossa Senhora das Graças.          


EQUIPE DA CATEQUESE. 


COORDENAÇÃO:  Conceição, Constantino

CATEQUISTAS:  Solange, José Gomes, Iza

GRUPO DE APOIO: Cristiane, Sofia, Lucas 


Os três ciclos estão ocupando estão em salas individualizadas e ainda contam como uma sala para lanches.
Ainda está improvisado (sem banheiros, vidros nas janelas, portas e quadro negro) sem a devida estrutura necessária, contudo as catequistas podem desenvolver melhor a temática proposta sem que uma turma interfira na outra.















A equipe da catequese reuniram-se e limparam algumas  salas aqui do segundo andar. Segunda elas foi muito difícil o trabalho de limpeza das cadeiras e piso, isolar as demais áreas do salão  mas,  valeu o sacrifício;  pois, agora a catequese tem seu próprio espaço.









 




 


















SER CATEQUISTA

Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi (JO 15, 16).


SER CATEQUISTA é uma vocação! É um chamado da parte de Deus para uma missão.

“O chamado a SER CATEQUISTA não é algo pessoal, mas obra divina, graça. A missão do catequista está na raiz da palavra ‘catequese’, e quer dizer ‘fazer eco’”.

CATEQUISTA é aquele/la que se coloca a serviço da Palavra, que se faz instrumento para que a Palavra ecoe. O Senhor chama você para que, através da sua vida, da sua pessoa, da sua comunicação, a Palavra seja proclamada, Jesus Cristo seja anunciado e testemunhado.


Conforme afirma São Paulo: “Não é a nós mesmos que pregamos, mas a Jesus Cristo, o Senhor. Quanto a nós, apresentamo-nos como servos vossos, por causa de Jesus” (2 Cor 4,5).

CATEQUISTA é aquele que vê no próximo um ser com possibilidades de ser transformado. Não é fazê-lo á nossa semelhança, mas sim avaliar suas potencialidades e deduzir até onde aproveita-las.
SER CATEQUISTA não significa você ser o sábio, mas requer coração forte, vontade firme.

SER CATEQUISTA é semear a esperança com gestos e palavras
e levar a todas as pessoas a mensagem salvadora do amor.

SER CATEQUISTA é experimentar Jesus e assim como Paulo dizer “não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim, fazendo novas todas as coisas”.

O CATEQUISTA não desiste! A derrota de hoje, pode estar na vitória do amanhã. Repetir com convicção : Vou continuar! É preciso fundamentar essa vocação com a leitura da Palavra de Deus, aprendendo dos simples, ter olhos abertos, atentos á realidade; ter coração humano, fraterno, é ser continuador de Cristo entre os humilhados.

Gostaria de dizer aos catequistas que vale a pena continuar nesse trabalho, mesmo com todas as dificuldades que encontramos. Mas, é mais válido ainda, quando temos a certeza de que estamos plantando a árvore do amor, da justiça, da liberdade, e também da Luta. Como Ele mesmo diz: Eu não.vim trazer a Paz, mas, a Espada… (Mt 10, 34).

Ser catequista é ser a luz do mundo e sal da Terra.

Eu sou CATEQUISTA, por honra e glória do Senhor. Apresentando o meu Dom ao teu chamado Senhor.

Parabéns, Catequistas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos saber sua opinião sobre as matérias postadas.
Se tiver uma sugestão de matéria ou outro tema a ser desenvolvido, deixe seu comentário.

Estamos felizes pela sua participação.
Nossos agradecimentos,
Comunidade Nossa Sra. das Graças