sábado, 22 de agosto de 2009

POR QUE AGOSTO É MÊS VOCACIONAL ?



Dom Walmor e Jordano

Irmã Amiris coord. da Crisma, Flaviano, Aélida e Jordano











Aélida e Irmã Amiris
POR QUE AGOSTO É MÊS VOCACIONAL ?

O mês de agosto já é tradicionalmente mês vocacional no Brasil.
Primeira semana se enfoca de maneira especial as vocações presbiterais e diaconais, por causa das festas de São João Maria Vianney, presbítero, a 4 de agosto, e a de São Lourenço, diácono, no dia 10.

A segunda semana é dedicada à vocação ao matrimônio, já tradicionalmente se celebra nesta ocasião a Semana da Família.
Na terceira semana se reflete sobre as vocações religiosas e missionárias, recordando os vários chamados de Deus neste sentido, sejam para a vida contemplativa nos mosteiros, seja para vida ativa nas várias frentes pastorais e evangelizadoras.

Por fim, na última semana se dedica atenção especial à vocação laical, recordando de forma especial os catequistas, os pedagogos da fé, mas também os vários outros ministérios eclesiais e o papel do leigo no mundo. As vocações aos ministérios
mas também os vários outros ministérios eclesiais e o papel do leigo no mundo. As vocações aos ministérios ordenados são básicas para as demais vocações na Igreja. Cristo. Ao chamar os doze para o ministério de apóstolos, deu-lhes instruções e responsabilidades especiais. Pediu deles dedicação total, entrega incondicional ao ministério. Deixaram tudo: família, profissão... Somente Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, poderia fazer isto: conferir-lhes o poder sacerdotal que era somente Dele, único e eterno Sacerdote. Assim os apóstolos passaram, com humildade, a agir não só em nome, mas na pessoa de Cristo.

Tema: Há esperança no caminho! E com o Lema: Ardia nosso coração quando ele nos falava pelo caminho (Cf. Lc 24,32).
O mês vocacional tem como objetivo celebrar a diversidade das vocações e ministérios na vida da Igreja. O lema é retirado do evangelista São Lucas que descreve a descida dos discípulos de Jerusalém a Emaús. Depois de reconhecer Jesus ao partir o pão eles perceberam que o coração ardia enquanto Ele lhes falava a caminho de Emaús.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos saber sua opinião sobre as matérias postadas.
Se tiver uma sugestão de matéria ou outro tema a ser desenvolvido, deixe seu comentário.

Estamos felizes pela sua participação.
Nossos agradecimentos,
Comunidade Nossa Sra. das Graças