Concílio Vaticano II: Em busca da Igreja Católica do Povo de Deus
Sonhamos com uma igreja participativa, toda ministerial, unida no respeito à diversidade, missionária, uma Igreja mãe, acolhedora, defensora dos pobres e excluídos, aberta aos novos desafios. Uma igreja onde o poder seja mais partilhado, abrindo espaço para a participação das mulheres em todas as suas instâncias de serviços e decisões. Acreditamos na vocação, contribuindo para que a Igreja em suas estruturas se torne mais circular, colegiada, acolhedora, inclusiva nas suas relações de gênero.
O papa João XXIII dizia que para abrir a Igreja às outras confissões cristãs, era preciso, em primeiro lugar, «arrumar a casa», isto é, proceder um processo sério e exigente de renovação eclesial.
Palavras-chave: Concílio Vaticano II; Igreja Católica de leigos.
Concílio Vaticano II: Em busca da Igreja Católica do Povo de Deus
Dei Verbum: A Revelação divina - como um rio de água viva a caminho da eternidade. Há diferenças de épocas, culturas, línguas, raças, circunstâncias; todavia Deus é maior do que todas as circunstâncias, atravessa todos os tempos, seu Filho, Jesus Cristo, se encarna em todas as épocas. Ele é o "Caminho - ontem - hoje e amanhã". Sua Verdade não é provisória! A Igreja, guardiã do deposito da Revelação, sabe como adaptá-la aos novos tempos sendo fiel à doutrina e fiel à Vida. Nota-se na Dei Verbum que é muito forte a presença de dois verbos: ouvir e proclamar.
Lumen Gentium (Luz dos Povos), o documento do Concílio sobre a Igreja.
É um dos traços mais importantes da Lumen gentium.
Dizer que a base da Igreja é laical significa que ela é povo de Deus.
A Lumen gentium desencadeou um processo de renovação eclesial ainda em andamento com retrocessos compreensíveis devido à profundidade e amplidão de seu alcance.
É uma Igreja laical, porque é Povo de Deus pela força do batismo, antes de qualquer estruturação hierárquica
Gaudium et Spes - A Igreja no mundo atual. Trata fundamentalmente das relações
entre a Igreja e o mundo.
Constituição Pastoral Gaudium et Spes, foi o evento ápice de um processo histórico-culturaleclesial
que aconteceu na Igreja.
Perfectae Caritatis - Um aspecto interessante chama a atenção na discussão e titulação deste Decreto: Se a palavra-chave dada pelo Papa João XXIII como motivação para a convocação do Concílio foi o termo aggiornamento (= atualização, adaptação), seguimento mais radical de Jesus Cristo, segundo os conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queremos saber sua opinião sobre as matérias postadas.
Se tiver uma sugestão de matéria ou outro tema a ser desenvolvido, deixe seu comentário.
Estamos felizes pela sua participação.
Nossos agradecimentos,
Comunidade Nossa Sra. das Graças